Brazilian folklore, behold, the Saci Pererê comes in pixelated version.
Do folclore brasileiro, eis que surge o Saci Pererê em versão pixelada para entreter crianças de todas as idades.
Saci Pixel é inspirado na cultura brasileira. Saci é um dos personagens mais míticos da nossa cultura. Cheio de mistérios, alguns dizem que existe, outros dizem que é lenda.
O fato é que este personagem é o mais forte representante da cultura brasileira. Monteiro Lobato ajudou a fortalecer este fenômento, pois publicou muitos livros no século passado, e colocou um forte holofote sobre este nosso herói. Ou anti-herói, pois muitas histórias narram o Saci como um sujeito maléfico, ou traiçoeiro. Isto ajuda a deixar sua figura ainda mais fascinante, lembrando outros personagens como Lampião e Antônio Conselheiro.
Nosso avós contavam histórias do Saci, Curupira, Boitatá, tudo isto era muito comum no século XIX, porém hoje este vulto está cada vez menor. Somos assolados pela cultura de Hollywood. Dia das Bruxas tem um poder incrível sobre as culturas ao redor do mundo. E vem substituindo nossos personagens por aqueles que nos afogam através da televisão.
Saci traz inúmeras características fascinantes como dar nó em crina de cavalos, desamarrar trança das meninas. Ele têm um cachimbo e se você colocar um pouco de fumo para ele, ele te deixa em paz. Ele é uma herança da cultura dos quilombos, por ser de pele negra, está associado à senzala e à escravidão.
É notável a falta de cultura dos desenvolvedores de games brasileiros, que simplesmente copiam o modelo em voga (reis medievais, dragões e espadas mágicas), isto tudo é belo. Mas não é algo que condiz com a cultura brasileira. “Se quisermos cantar o mundo, devemos cantar nossa aldeia“, já dizia Samuel Becket. Entretanto o que se vê na produção local é um investimento em técnicas para produção de games (game art e game dev) mas nada de ênfase na cultura. É mais fácil copiar o que já chega mastigado. É só engolir.
Este jogo tem o formato arcade, lembrando jogos do Atari, MSX e outros consoles antigos. Traz o estilo casual onde você pode competir com seus amigos para ver quem faz a maior pontuação. Nesta aventura, o Saci está andando pelo campo, e deve desviar de buracos e raios que a cada momento fica mais intenso. Quando mais você sobrevive, mais difícil fica continuar vivo. As nuvens são suas amigas, e apagam os raios como se fosse borracha apagando um raio desenhado numa folha de papel.
Surgem pássaros da Amazônia que lhe dão poderes especiais como imortalidade, ou nuvem persistente que lhe protege da chuva de raios que está no seu caminho.
O cenário do jogo é inspirado nas paisagens de Minas Gerais, com casebres, e muita natureza como árvores variadas, coqueiros e rochedos belíssimos que lembram uma serra, uma montanha ou até mesmo uma chapada.
É uma homenagem à cultura popular brasileira tão rica e pouco estudada. Seus saberes encontram-se nas mãos de mestres populares que buscam passar estes ensinamentos de pai para filho, fazendo assim com a herança não morra, ou caia no esquecimento.